Parceiros

Telefones úteis

Redes Sociais

Lista de Notícias 1º Congresso Brasileiro de Autismo Aplicado ao Sistema Único de Saúde
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
1º Congresso Brasileiro de Autismo Aplicado ao Sistema Único de Saúde
Sex, 28 de Março de 2014 00:00

alt

 

Data: 30 e 31 de Maio de 2014.

Local: Anfiteatro do Memorial da América Latina.

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP

Cedido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com DeficiênciaSEDPcD

1) Titulo: 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTISMO APLICADO AO SISTEMA
ÚNICO DE SAÚDE – SUS.

2) Objetivo Geral: Os custos para assistir crianças com autismo em países desenvolvidos, como a Inglaterra, são extremamente altos, tendo sido estimados em cerca de 2,7 bilhões de libras por ano (Knapp et al 20121). Não existem dados desta natureza no Brasil, mas dados informais fornecidos por famílias de classe A da cidade e do interior de São Paulo (potencialmente entre os mais altos do país) apontam na mesma direção. Segundo pais, os custos adicionais de uma criança diagnosticada dentro do espectro do autismo variam entre 24 e 72 mil reais/ano e o custo de uma instituição especializada na cidade de São Paulo para um programa de meio período é de aproximadamente R$ 20 mil/ano.

Essas informações demonstram o impacto financeiro e social do autismo para as famílias e consequentemente para o SUS. Por isso, propostas de intervenção efetivas e com menores custos são, atualmente, de alta relevância para o sistema público de saúde brasileiro.

Um evento científico que reúna especialistas para debater modelos efetivos para o autismo é importante propulsor na identificação de propostas desta natureza que poderiam ser futuramente implantadas no SUS.

A Organização não governamental, Autismo&Realidade – Associação de Estudos e Apoio, tem se dedicado à causa do autismo desde 2010 e realizado iniciativas no campo da conscientização e na capacitação de recursos humanos e apoio a projetos/eventos científicos, em diversas regiões do Brasil. Por ter como um de seus objetivos estimular, apoiar e divulgar estudos científicos, cujos resultados possam beneficiar as pessoas com autismo, vem de encontro a seu interesse em coordenar um evento científico sobre autismo, principalmente com foco no SUS.

Considerando tudo isso, os objetivos gerais desta proposta são: viabilizar e facilitar o conhecimento na área do autismo e proporcionar o intercâmbio científico entre pesquisadores, clínicos, pais e gestores das áreas da saúde visando elaborar propostas aplicáveis ao SUS.

3) Metodologia: O 1º Congresso Brasileiro de Autismo Aplicado ao Sistema Único de Saúde será baseado em grupos de trabalho, palestras e apresentações de projetos/iniciativas.

Público alvo: médicos, profissionais de saúde (psicólogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, enfermeiros, entre outros), pedagogos, professores e pais de indivíduos com autismo.

Pré-congresso: destinado a atividades especificas entre os membros do Comitê Científico da Autismo&Realidade, gestores do sistema público de saúde (Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SEDPcD e Ministério da Saúde), e representantes de agências de fomento – Comitê Científico e representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Nessa etapa do congresso faremos um grupo de trabalho buscando elencar propostas de pesquisas baseadas em evidência aplicáveis ao SUS e potencialmente financiáveis por essas agências de fomento.

Palestras: as palestras serão ministradas por especialistas na área de autismo. Terá como foco o fornecimento de dados atuais de projetos de intervenção e pesquisas em andamento no país.

Apresentações de projetos/iniciativas: será aberto um edital para seleção de propostas sobre práticas de atendimento ao autismo aplicáveis ao SUS que estejam em andamento ao redor do Brasil. As propostas inscritas serão julgadas por uma comissão técnica composta por membros do Conselho Científico da Autismo&Realidade e os melhores projetos serão apresentados no congresso. Os cinco melhores projetos serão premiados.

Público-alvo
Médicos, profissionais de saúde (psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, entre outros), pedagogos, professores e pais de indivíduos com autismo.
 
Ficha de Inscrição
Valores e prazos para inscrições
Objetivo do Evento
Apresentações de Projetos Iniciativas
Programação
 

 
Veja mais sobre o evento aqui.



 

alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
 

Calendário

Decembro 2014
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3